terça-feira, 28 de junho de 2011

Não sou uma pessoa de muitos amigos

Não sou pessoa de fazer grandes amizades. Tenho as que tenho e chegam-me. Não tenho nenhuma ânsia desenfreada em conhecer gente nova. Os que forem ficando e ganhando importância, esse sim são os meus amigos. Tenho poucos mas bons.
Há uns anos perdi o meu melhor amigo. Era a melhor pessoa que eu conhecia. Sempre sorridente. Com um estilo inconfundível. Sempre pronto a ajudar. Nunca recusava nada a ninguém. Tenho a certeza que seria um grande Homem, mas a vida [ou será que foi Deus?!] não lhe deram a oportunidade de vir a descobrir tanta coisa. Tinha 23 anos e eu tinha 20. Um acidente estúpido roubou-o de todos nós. A notícia veio como uma bomba. Não podia ser verdade. Naquele dia, ele também foi notícia de abertura em todos os jornais, ninguém falava de outra coisa. E eu não conseguia ouvir falar do acidente. Todos falavam mas ninguém percebia o que realmente sentia, porque ninguém o conhecia como eu. Toda a gente dizia Coitado. Era tão novo. Mas aquelas palavras ainda me revoltavam mais. Durante meses o meu mundo deixou de fazer sentido. Até que aos poucos a vida foi voltando à normalidade e quando achava que não, voltei a sorrir e consegui voltar a ser feliz. Mas todos os dias, sem excepção, penso nele. Quando acontece alguma coisa que gostava de partilhar, uma situação, uma vitória, um momento desagradável, uma situação que só ele ia rir da mesma forma que eu! No dia em que eu fiz 24 anos percebi que já era mais velha do que ele... para mim, ele vai ter sempre aqueles caracóis e usar pólos da Lacoste.
Entretanto já perdi outro amigo. Também rapaz. Mas este levado por uma doença. Também doeu bastante, mas esta era uma dor diferente... uma dor que eu já conhecia, uma dor que já se esperava... uma dor mais tranquila, porque ele próprio nos acalmava, nos confortava, nos tranquilizava... Deixou-nos a todos de uma forma muito serena... Preparou o seu próprio funeral. Quando digo isto as pessoas acham mórbido, mas eu achei bonito e muito "a cara dele"... foi um funeral onde ele esteve mesmo presente... escolheu as leituras, escolheu músicas, escreveu um texto para todos nós, que o amamos, a todos nós que todos os dias choramos por ele.
E é por isto que eu não quero mais amigos. Para não ter que sofrer mais.
E é por isso também que me irrito quando vejo nos blogues as pessoas a falarem do Angélico... deviam fazer silêncio por respeito à família, aos amigos, às pessoas que o amam. Em vez de andarem a opinar sobre o que aconteceu... é mau andar sem cinto de segurança? É. Foi irresponsável? Foi. Mas isso toda a gente sabe! Mas o que poucos sabem é o que estas pessoas estão a passar... o mundo delas está de pernas para o ar e as pessoas só sabem especular? Infelizmente só quem já perdeu alguém de quem gosta muito é que entende o que quero dizer...

3 comentários:

Ana FVP disse...

Sinto muito pela tua situação. E tens toda a razão... ninguém tem o direito de opinar o que quer que seja.

M.M. disse...

Obrigada! É uma situação que nunca vou aceitar, mas já consigo conviver com ela... Tenho estrelinhas no céu a olhar por mim :)

VerdezOlhos disse...

Lamento a tua perda e dor!